DNIT mata árvore e enterra o defunto em pé

O desrespeito pelo modo de vida tradicional quilombola tem sido uma constante nas violações cometidas pelo DNIT nas obras de duplicação da BR 135 no Maranhão. Dezenas de depoimentos de quilombolas que tiveram suas terras ocupadas irregularmente pela autarquia dão conta de que uma das primeiras ações de violência do DNIT é a supressão indiscriminada de árvores no quintal de suas casas.

Além de desrespeitar condicionantes das licenças de instalação, que não previam supressão de vegetação, o DNIT ignora o valor profundo que tem uma única árvore para um quilombola que vive na zona rural. Além de ser fonte de sombra, de alimento e de renda – muitos quilombolas vendem o excedente de frutas para complementar a renda da família -, uma única árvore provê relações de ancestralidade, pertencimento e identidade a um/a quilombola.

É comum ouvir relatos sobre quem realizou o plantio da árvore, os cuidados dados a ela, a abundância de frutas quando a árvore começa a botar, o partilhar do excedente com vizinhos e familiares, as histórias ouvidas e contadas sob a sombra das árvores, as lembranças, os casos, as memórias no corpo e no espírito sobre as energias que sustentam e emanam de troncos, galhos, folhas e frutos.

Para o DNIT, uma árvore é um número no contexto da duplicação da BR 135, e este número pintado arbitrariamente prevalece, de forma violenta, sobre lembranças e vivências ancestrais.

As fotos que ilustram esse post mostram um pé de jambo arrancado pelo DNIT e que foi enterrado morto e em pé pelos operários da autarquia diante da residência do casal de agricultores que o plantou e viu crescer. A imagem sintetiza o que tem sido, até este momento, as obras de duplicação da BR 135 para os povos quilombolas do Maranhão.

IMG_20180605_173401806~4IMG_20180605_173311876~2IMG_20180605_173430503~3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s